I Curso de Atualização em Parasitologia Clínica

 26 de Julho de 2018; 8h às 17h.

Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Cidade Universitária, Ilha do Fundão.

     

Sobre o Curso

O I Curso de Atualização em Parasitologia Clínica é uma ação de extensão gratuita da universidade e configura-se como um ato de educação continuada que almeja fornecer, ampliar e atualizar conhecimentos específicos em parasitologia clínica, com enfoque em epidemiologia, ciclo de vida e diagnóstico parasitológico dos principais parasitas intestinais de interesse clínico. Destina-se a profissionais técnicos que atuam em laboratórios de análises clínicas e alunos de ensino médio/técnico em análises clínicas e áreas correlatas que procuram qualificação na área
de identificação de parasitas, capacitação para a manipulação correta de amostras biológicas, realização de metodologias para identificação e interpretação dos resultados obtidos com a qualidade e segurança necessárias e indispensáveis ao profissional de saúde. Através de uma abordagem teórico-prática, serão apresentadas as metodologias utilizadas no diagnóstico laboratorial parasitológico, conceituando e contextualizando as principais parasitoses no cenário da saúde pública brasileira. Ao final do curso,
espera-se proporcionar a atualização de técnicas e procedimentos aos alunos, através de uma abordagem construtivista do conhecimento.

O Curso é promovido através de uma colaboração entre instituições, professores e pesquisadores com larga expertise no ensino de Parasitologia. A prof.a Débora Henrique da Silva Anjos, principal ministrante do curso, é coordenadora da disciplina de Parasitologia da Faculdade de Medicina da UFRJ e pesquisadora do Laboratório de Helmintologia do Instituto de Biofísica da UFRJ. A parceria com o Laboratório de Educação Profissional em Técnicas Laboratoriais em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (LATEC-Fiocruz) traz ao curso a experiência no ensino de nível médio e técnico da Parasitologia Clínica, somando positivamente na formação continuada destes agentes.

O será dividido em dois principais módulos. O primeiro módulo, de caráter majoritariamente teórico, se desenvolverá com a exposição oral e recursos audiovisuais da epidemiologia e ciclo de vida dos principais parasitos intestinais de importância clínica, de modo a atualizar os alunos à luz do que há de mais recente e relevante na literatura científica da área. A participação e o raciocínio dos alunos serão estimulados mediante a apresentação e discussão de situações hipotéticas. O segundo módulo, de teor teórico-prático, complementará as aulas teóricas, apresentará e capacitará os participantes nas principais metodologias de diagnóstico utilizadas no exame parasitológico de fezes e em microscopia de campo claro. Durante sua realização, os alunos poderão identificar os parasitos e suas formas evolutivas através da microscopia e estereomicroscopia. Os alunos serão avaliados por sua participação durante as aulas e, ao final do curso, será aplicado um breve questionário sobre os principais tópicos discutidos.

Inscrição

A inscrição é gratuita e limitada à disponibilidade de vagas.

Apoio e Realização